JESUS É O ADVENTO DO NOVO MUNDO

15-12-2010 17:51

JESUS É O ADVENTO DO MUNDO NOVO

         O Advento é um tempo cristocêntrico por ser tempo de preparação para a segunda vinda de Jesus e para a celebração do Natal. Há expectativas diferentes em relação ao advento no tempo de Jesus. Os zelotas esperavam a libertação da Palestina pela espada na expectativa da vitória contra o jugo romano. Os essênios preparavam a vinda do Messias através da purificação e da fuga do mundo, portanto, pelo misticismo. João Batista pregava a chegada do juízo de Deus e o apelo à conversão. Estas foram esperanças que antecederam a encarnação de Jesus. Outros em Israel esperavam pelo Messias político.

         Como será o nosso Advento? Muito stress e pouca meditação? Muitas compras e pouca oração? Muita agitação e pouco silêncio? Muita dissipação e pouca espiritualidade? Um Advento cristão só pode apontar para Cristo. Ele é nosso verdadeiro eu, nos confere a verdadeira natureza humana, nos faz novas criaturas. Em Jesus podemos nos recompor, recuperar, transformar, renascer. Ele é o autêntico paradigma da pessoa humana. É surpreendente o humanismo de Jesus. Quanto mais seguimos a Jesus tanto mais encontramos nosso verdadeiro ego.

         Jesus é a verdade sobre Deus e sobre o homem. Disse Dostoiévski: “Se me demonstrassem matematicamente que a verdade está fora de Cristo, ainda assim, eu continuaria ao lado de Cristo”. Jesus é o Advento do reino de Deus, do homem novo, do novo céu e da nova terra, do novo mundo e da nova vida. Ele convence, arrebata, fascina. Sua palavra é infinitamente mais elevada do que tudo aquilo que a arte, a ciência, a filosofia conseguem propor. “Porque tua palavra é sublime e supera qualquer outra palavra humana, eu reconheço que Tu Jesus, é o Filho de Deus” (André Gide). O evangelho é um livro que deve ser como um golpe, uma marretada em nossas cabeças para nos acordar, diz Kafka.

         Temos o belo costume de preparar bem nossas festas. O Advento é preparação para o Natal, é uma catequese, uma escola de evangelização, um acontecimento na vida cristã. Jesus merece ser recebido em nossos corações, casas, famílias. É hora de abrir as portas para ele, escancarar os corações, pois Ele está à porta e bate. Renovemos nossa amizade com aquele que se fez carne, criança e pobre por amor de nós e de todo o mundo.

         Tenhamos os olhos fixos em Jesus. Que Ele possa nos impactar, atrair, encantar, fascinar. Não é possível viver o tempo do Advento e do Natal longe de Jesus, sem Ele. Enfim, Ele marcou a história da humanidade, trouxe mais sentido para a vida, mais esperança e alegria para o mundo. Com Jesus tudo se torna mais humano, mais convincente, mais atraente.

         O Menino de Belém não é como o imperador romano, nem como o sumo sacerdote, menos ainda como os escribas e mestres da lei. Ele irá incomodar o poder civil e religioso com a proposta do reino. Será martirizado porque foi profeta que mobilizou as multidões, provocou entusiasmo, anunciou um novo projeto de vida. Com isso, Jesus virou o mundo de pernas para o ar. Sua mensagem e seu jeito de ser, ou convencem ou incomodam. Para muitos Jesus tornou-se perigoso, mas, para os que crêem e O acolhem deu poder de se tornarem filhos de Deus.

         É inesgotável a riqueza, o mistério, a vida de Jesus. Nela temos novos horizontes; vida plenamente humana; verdade inaudita e surpreendente; libertação de enganos, medos, egoísmos; esperança que não desilude. O Advento é ocasião de conhecer, amar, seguir e anunciar Jesus e seu reino, na expectativa de um homem e mulher novos, de uma sociedade transformada. Com o Natal do Menino Jesus, nasce um mundo novo e chega até nós o reino de Deus.


 

Marcelo Brilhante© 2011 Todos os direitos reservados